Como fidelizar clientes que só aparecem no fim do ano!

Reflita: O que te faz voltar a fazer negócios com uma pessoa?

O comércio de forma geral tem as suas sazonalidades, que são períodos mais aquecidos de clientes e acompanham alguns períodos de baixas logo depois e por isso é importante ter estratégia para vivenciar esses dois pólos com sabedoria e abundância, certo?

No fim do ano acontecem eventos de festa de formaturas, comemorações empresariais, festividades familiares, Natal e Réveillon, isso para citar o mínimo de comemorações que teremos. E em todos esses casos é possível que uma nova clientela conheça os seus serviços e o ideal é aproveitar para fidelizá-la e garantir que ela permaneça com você durante todo o ano seguinte.

Com as dicas abaixo é possível proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente. Veja os benefícios que você pode colher no seu negócio:

Menor custo: conquistar novos clientes pode custar cinco vezes mais do que retê-los.

Fidelização: Quando o cliente já está familiarizado com os seus serviços, as chances aumentam em até 80% que o cliente volte a utilizar os serviços com você, do que com a concorrência. 

Promoção da marca: quando um cliente gosta muito dos seus serviços, começam a vender o seus serviços por você, ou seja, indicar a amigos e familiares.

A retenção desses clientes no fim do ano resulta em aumentar a perspectiva de renda para o seu próximo ano. Para ter uma ideia dessa proporção de aumento, a retenção de 5% dos clientes no fim do ano, pode trazer um aumento de 25% a 95% do lucro durante o ano seguinte, segundo dados da SmallBiz Trends.

Por isso é importante pensar no processo como um todo e cuidar do: Antes, Durante e Depois, para que desde o primeiro atendimento sejam aplicadas as estratégias sobre a experiência do cliente e garantir a percepção do cliente. Ao planejar cada estratégia, você está amadurecendo e ampliando o seu conhecimento sobre o seu negócio e sobre marketing.

Um ponto de atenção, antes de fazer o planejamento, é sobre entender a satisfação do cliente e hoje nós sabemos que não depende somente de preço, por isso vamos analisar os outros fatores. Assim, veja alguns pontos para intensificar no atendimento de um novo cliente:

1 – Persuasão: convença o cliente sobre a qualidade do serviço, fale sobre a marca dos produtos que você usa e explique todos os cuidados que você toma para que o resultado final saia como o planejado.

2 – Superar as expectativas: se você promete responder o seu cliente no mesmo dia, responda o mais rápido possível. Só prometa o encaixe na agenda se existir uma real possibilidade. Coloque os horários com folga entre eles, caso haja algum atraso para que você possa cumprir o horário combinado com excelência.

3 – Mimo: Presentear os clientes com um mimo especial, pode conquistar os corações e fazer o cliente voltar.

4 – Foco no cliente: entregue uma experiência personalizada, que não só transforma as sobrancelhas mas também a valorização da auto estima.

5 – Faça cadastro de seus clientes: hoje em dia há aplicativos para auxiliar no cadastro de clientes e suas principais características, para que você possa oferecer um atendimento cada vez mais único.

6 – Faça o pós-venda: envie mensagens para as clientes que já realizaram o procedimento com orientações ou perguntando se gostou do resultado final.

Seguindo essas dicas valiosas, você irá fidelizar clientes ou, no mínimo, deixá-los mais satisfeitos! Continue observando todas as vantagens competitivas que você pode inserir no seu negócio e investigue as necessidades dos clientes para que seus projetos cresçam constantemente.

Promover a fidelidade dos clientes é aproximar, engajar e transformar olhares!

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